Os sulcos dos pneus, por
exemplo, devem ser observados com frequência. Eles indicam o desgaste da
borracha e alertam quando os pneus devem ser trocados. Além de ser proibido
pelas leis de tráfego, rodar com pneus gastos podem trazer sérios riscos aos
ocupantes do veículo. Os sulcos são os corredores por onde passa água quando o
pneu está girando em contato com o solo e existem entre as bandas de borracha.
Uma resolução do
Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que o sulco deve ter no
máximo 1,6 milímetros de profundidade. Mais baixo que isso, o motorista é
multado em R$ 127 e leva cinco pontos na carteira. Além disso, os fabricantes estimam que quando
o sulco tem 3 milímetros de profundidade os pneus perdem a performance e a
aderência trazendo perigo ao motorista e passageiros.
Para evitar multas e
riscos, o responsável deve revisar a situação dos pneus a cada 10 mil
quilômetros rodados no mínimo, observando sempre balanceamento, geometria e
suspensão. Outra sugestão dos especialistas é alternar os pneus dianteiros com
os traseiros a cada 10 mil quilômetros para evitar o desgaste desproporcional, considerando
que os da frente perdem mais borracha do que os de trás.
Além dos sulcos, é
importante saber que os pneus têm “prazo de validade”. Segundo a direção
comercial deste site especializado em venda de pneus, a indicação dos fabricantes é de que
a validade do componente é de cinco anos. A partir disso, é comum ocorrer
ressecamento ou decomposição da borracha que resultam em uma complicação maior.
Em casos de pneus
furados, a alternativa conhecida como “Macarrão” só deve ser realizada caso o
veículo tenha condições de chegar a uma oficina especializada. O correto é que
o reparo seja feito em uma oficina onde um especialista vai vulcanizar a área danificada.
Outra prática comum antes
das trocas definitivas é a utilização da recauchutagem. Porém, é importante
lembrar que essa reforma só é permitida para veículos pesados e mesmo assim com
algumas limitações. Ela só deve ser realizada duas vezes e somente no eixo
traseiro. A realização em locais não credenciados pode resultar na explosão do
pneu ou na decomposição da borracha, causando inclusive acidentes fatais.
Para conservar os pneus,
o motorista deve calibrar, alinhar e realizar manutenção do balanceamento do
veículo a cada 10 mil quilômetros e um rodízio dos pneus também no mesmo
período. É importante também que o condutor tenha ciência que o correto seria a
troca dos quatro pneus ao mesmo tempo e não apenas dois, como é feito pela
maioria.
Boa dica, é sempre melhor comprar pneus novos, nunca compre um pneu usado porque voce não poderá saber o estado que o pneu esta....