19 de nov. de 2014

O que é permitido mudar em seu carro? Entenda e ande dentro da lei!

0 comentários

Tem vontade de tunar ou rebaixar seu carro, mas não sabe o que é permitido por lei? Veja aqui o que pode ou não fazer com seu veículo sem ganhar nenhuma multa!


Muitos gostam de ter um carro tunado ou rebaixado e ficam na dúvida quando pensam em mudar o modelo. A verdade é que se vai querer tunar seu carro é importante que já escolha o melhor modelo para isso na hora de comprar seu carro, pois alguns ficam melhores com estas mudanças do que outros.

Porém, além da parte estética, você deve considerar muitas coisas na hora de realizar as mudanças do veículo, já que a modificação indevida por gerar muitas multas.
Para começar, vale saber que, conforme o art. 98 do Código Nacional de Trânsito, você não pode modificar seu carro sem ter uma autorização prévia do órgão responsável. Assim, as etapas para regularização das modificações são:

1 - Pedir autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran);
2 - Fazer a modificação dentro das normas previstas pela legislação vigente;
3 - Realizar inspeção veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), em qualquer ITL do país. Caso seja aprovada, a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
4 – Entregar o CSV ao Departamento Estadual de Trânsito para que o órgão inclua as informações referentes à modificação nos documentos do veículo.

Fonte: http://autos.dicasenovidades.com.br/wp-content/gallery/carros-importados-tunados/carros-importados-tunados-6.jpg


Quais modificações posso fazer em meu veículo?

Mesmo estando a par do que deve fazer para regulamentar a documentação do seu carro, vale ficar atento ao que é permitido fazer. Veja só:

Película nos vidros: este tipo de procedimento não precisa de autorização, mas você deve ficar atento aos níveis permitidos, sendo que a película deve ser de 75% no vidro dianteiro, 70% nos laterais e 28% nos traseiros.

Mudança na cor do veículo: você pode fazer isso sem solicitação, mas depois deve fazer uma inspeção e mudar o campo onde consta a cor do carro no documento.

Suspensão fixa: os amortecedores são mexidos para obterem mais pressão e aguentarem melhor os impactos, enquanto que as molas podem ser cortadas ou feitas sob medida.

Mudanças nas rodas: você pode deixar as rodas da forma como preferir, mas não são permitidos pneus e rodas que ultrapassem os limites do paralamas.

Mudança de para-choques: os para-choques podem ser personalizados conforme seu gosto pessoal.

Mudança dos spoilers laterais: você pode alterar os spoilers laterais como preferir também.

Fonte: http://homem.net/files/2012/04/Pontiac-GTO-carro-tunado-com-insulfime-e1334770798953.jpg


O que não pode fazer em seu carro

Mesmo diante de algumas coisas que são liberadas, desde que sejam efetuados os procedimentos certos, há itens proibidos:

Lâmpadas neon: aquela lâmpada que ilumina a parte de baixo do carro foi proibida.

Suspensão regulável: mesmo tendo os itens de uma suspensão fixa, este tipo tem uma rosca no amortecedor que possibilita mudar a altura do carro.

Suspensão a ar: possui bolsas, compressor, cilindros, válvulas solenóides e alguns metros de mangueira, permitindo alterar a altura do carro apenas pelo painel ou ainda por um controle remoto.

Alteração do diâmetro do pneu ou roda: não é permitido aumentar ou diminuir o diâmetro externo do pneu ou roda.

Mudar chassi: não é permitido mudar o chassi ou monobloco

Modificar estrutura original do veículo: é proibido mudar a estrutura de fábrica para aumentar a carga do automóvel a fim de usar diesel.

Através destes itens você pode mexer no seu carro da forma certa.
Por Jeniffer Elaina, colaboradora do site Seguro de Automóvel

Deixe seu comentário

Atenção para algumas regras:
-Sem spam;
-Sem ofensas;
-Sem anúncios.


Cumprindo essas regras, você está livre para comentar!