2 de jan. de 2013

Melhor carro hatch popular - Veja lista comparativa para você escolher seu carro novo

2 comentários

Ainda não se tem certeza se o governo federal irá prolongar o desconto do IPI dos carros, mas caso isso não ocorra, os preços mais baixos têm prazo de validade: 31 de dezembro. Ou seja, se você ainda pensa em aproveitar essa oportunidade é bom correr. Para ajudar quem está de olho num novo hatch pequeno, tipo de carro mais vendido no Brasil, foram analisados 10 modelos no mercado e mostra seus prós e contras.

Para chegar aos 10 modelos, foram escolhidos o melhor de cada marca – por exemplo, Volkswagen e Fiat têm dois veículos nessa categoria e acabou sendo optado pelo mais novo. Também foi estipulado um valor – de R$ 35 mil – que é o meio caminho entre uma versão quase sem equipamentos e a faixa de preços onde existem carros mais bem equipados. Todos os carros analisados custam perto disso (permitimos uma faixa de tolerância de até R$ 1 mil para cima ou para baixo). Os modelos estão em ordem alfabética por marca.

Acompanhe a lista dos carros populares tipo hatch:



Chevrolet Onix LT 1.4


Preço R$ 34.990
Por que comprar – é moderno e tem 3 anos de garantia

Por que não comprar – para ter o MyLink gasta-se muito mais

O Onix representa a volta da Chevrolet ao segmento de entrada com um produto atraente e moderno. O hatch tem bom espaço interno, garantia de 3 anos e motor potente, de 106 cv na versão LT 1.4. Mas, para ter alguns itens bacanas é preciso pular para a versão LTZ ou gastar muito na LT, como é o caso do sistema de entretenimento MyLink, com tela sensível ao toque.


Fiat Palio Attractive 1.4


Preço R$ 35.197
Por que comprar – sistema de som com Bluetooth bastante prático

Por que não comprar – motor 1.4 é fraco comparado aos rivais

O novo Palio tem jeito de Punto, bom espaço interno, mas, custa caro pelo que oferece. Para ter ar condicionado, airbags e ABS o cliente terá que gastar mais de R$ 35 mil. Outro ponto fraco é o motor 1.4, de apenas 88 cv - alguns 1.0 hoje beiram isso. Quem pode deve optar pela versão 1.6 Essence.


Ford Fiesta 1.6 com kit Pulse


Preço R$ 35.060
Por que comprar – custo-benefício bom

Por que não comprar – modelo envelheceu e tem acabamento inferior aos rivais

O Fiesta baiano (não confundir com o new Fiesta mexicano, mais caro) já está no mercado há mais de 10 anos e passou por muitas plásticas desde então. Continua vendendo bem porque traz bom custo-benefício com vários itens de série desejados, mas, custando R$ 35.060, você deixa de levar, por exemplo, um rádio de série. O acabamento também é fraco perto da concorrência.


Hyundai HB20 Comfort Plus com rádio


Preço R$ 34.990
Por que comprar – é o carro mais equilibrado em vários sentidos

Por que não comprar – tempo de espera pode ser muito longo

O queridinho do momento está aqui nesse guia, mas há um problema: o carro da Hyundai tem uma lista de espera muito grande, ou seja, pode ser difícil se beneficiar do desconto do IPI. Ainda assim, é um dos veículos que muita gente quer saber se vale ou não a pena.  Pois o ponto positivo do HB20 é o equilíbrio em vários quesitos. Ele não é o mais potente nem o mais espaço, muito menos mais barato ou mais equipado. Mas não “tira zero” em nada. O visual caiu no gosto geral, a dirigibilidade é ótima, o motor 1.0 de 3 cilindros dá conta do recado e o acabamento é acima da média. Fora isso ainda tem a segunda maior garantia do mercado, de 5 anos.

Saiba mais sobre esses modelos na nossa ferramenta de comparação de carros


JAC J3 1.4


Preço  R$ 33.990
Por que comprar – tem o melhor custo-benefício entre os 10 modelos

Por que não comprar – fragilidade da carroceria

O modelo da JAC escolhido para esse guia seria o J2, mas o pequeno hatch não beira os R$ 35 mil estipulados. Como a marca chinesa abaixou o preço de seus carros, o J3 entrou em seu lugar, mas também mal chegou em nossa margem de tolerância. O detalhe é que não há opcionais no J3, ou seja, ele tem o melhor custo-benefício entre os 10 modelos – praticamente traz todos os itens analisados e mais outros nem sonhados nos rivais como suspensão traseira independente. Para fechar, ainda possui a maior garantia, com 6 anos. Pesa  contra ele, no entanto, o mal resultado no Latin NCAP deste ano, quando teve nova mínima mesmo com airbags e ABS.


Nissan March 1.6 S


Preço R$ 34.090
Por que comprar – direção leve e garantia de 3 anos

Por que não comprar – deve alguns itens como ABS

O March chegou a assustar a concorrência local quando chegou. Com preço bastante atrativo e bons itens de série, o carrinho mexicano sumiu das lojas, mas as restrições de importação acabaram com a festa. Agora ele está de volta um pouco mais caro e com mais rivais para brigar. Ainda assim é uma boa pedida – tem dirigibilidade leve, bom espaço interno e um pós-venda considerado promissor. Mas poderia ter ABS de série, por exemplo.


Peugeot 207 XR 1.4


Preço R$ R$ 34.242
Por que comprar – design consagrado e rodas de liga leve

Por que não comprar – espaço interno reduzido e cor branca cobrada

O 207 está aqui nesse guia por pouco tempo. Com a chegada do 208 no ano que vem o hatch descerá um degrau e passará a brigar com carros abaixo de R$ 30 mil. A verdade é que ele perdeu a competitividade nesses anos. É pequeno, pouco equipado e até a cor branca, hoje em alta, é cobrada. Sobra apenas o design que virou clássico, com os “olhos felinos”, mas talvez seja pouco.


Renault Sandero Expression 1.0


Preço R$ 35.010
Por que comprar – é o mais espaço da categoria

Por que não comprar – motor é o mais fraco entre os analisados e acabamento também não enche os olhos

O Sandero é um fenômeno de v endas no Brasil. Ele responde por quase metade do volume de emplacamento da Renault por aqui e não é para menos. Tem um bom visual, preço condizente e um espaço interno inigualável até o momento. A garantia de 3 anos existe desde o lançamento e o modeo ganhou um motor 1.0 revisado recentemente. Mesmo assim, para pagar R$ 35 mil o Sandero tem pouca potência disponível para um modelo que pode levar cinco pessoas a bordo de verdade.


Toyota Etios 1.3 X


Preço R$ 34.928
Por que comprar – Conjunto mecânico superior

Por que não comprar – simplicidade do acabamento chega a assustar

Talvez a Toyota tenha subestimado a importância do design para o brasileiro porque o Etios seria um compacto muito mais interessante com um visual externo e, principalmente, interno melhor. Outras marcas provaram que é possível ter bom gosto e manter os custos aceitáveis. Os japoneses mal tocaram nesse aspecto quando trouxeram o Etios da Índia. O resultado é um carro que nasceu com cara de velho. Uma pena porque basta você dirigi-lo para lamentar ainda mais o pobre visual. O Etios é bom de guiar: tem motor com respostas imediatas, câmbio confortável e suspensão bem acertada. Fora isso, a garantia da marca japonesa. Se você não liga para beleza, ele pode ser a resposta para suas necessidades.


Volkswagen Gol 1.6


Preço R$ 35.002
Por que comprar – apuro técnico superior

Por que não comprar – poucos itens de série e garantia modesta

O Gol é o carro mais vendido do Brasil há muito tempo e deve continuar assim. Isso é um fato. Dizer que isso ocorre por ele ser o melhor hatch compacto do país já é exagero. A geração 5 que recebeu um facelift este ano ficou bonita e continua a ter um acerto mecânico superior – basta dizer que o VW anda muito mais que seus rivais com menos potência teórica, embora tenha mais torque que eles. Mas a montadora alemã erra ao achar que seu produto é superior aos concorrentes só porque tem o logo “VW” no capô. Faltam, sim, mais itens de série para ele, menos pacotes casados e uma garantia de 3 anos, pelo menos.

Veja uma tabela comparativa com alguns dados de cada hatch aqui listado:

Marca
potência
torque
com
bus
tível
porta-malas
com
pri
men
to
lar
gura
entre-eixos
direção
vidros
ar-condicio
nado
rodas
rádio
airbag
ABS
garantia
Chevrolet Onix LT 1.4
106 cv
13,9 kgfm
flex
280 litros
3,93 m
1,71 m
2,53 m
hidráulica
elétricos dianteiros
não
aro 14, aço
não
duplo
sim
3 anos
Fiat Palio Attractive 1.4
88 cv
12,5 kgfm
flex
280 litros
3,87 m
1,67 m
2,42 m
hidráulica
elétricos dianteiros
não
aro 14, aço
CD/MP3 Bluetooth
não
não
1 ano
Ford Fiesta 1.6
106 cv
15,3 kgfm
flex
270 litros
3,93 m
1,77 m
2,48 m
hidráulica
elétricos dianteiros
sim
aro 14, aço
não
duplo
sim
1 ano
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0
80 cv
9,4 kgfm
flex
300 litros
3,9 m
1,68 m
2,5 m
hidráulica
elétricos
sim
aro 14, aço
CD/MP3, iPod e USB
duplo
não
5 anos
JAC J3 1.4
108 cv
14,1 kgfm
gaso
lina
350 litros
3,97 m
1,65 m
2,4 m
hidráulica
elétricos
sim
aro 15, liga
sim
sim
sim
6 anos
Nissan March 1.6 S
111 cv
15,1 kgfm
flex
265 litros
3,78 m
1,66 m
2,45 m
elétrica
elétricos
sim
aro 14, aço
não
sim
não
3 anos
Peugeot 207 XR 1.4
82 cv
12,8 kgfm
flex
245 litros
3,87 m
1,66 m
2,44 m
hidráulica
elétricos dianteiros
sim
aro 14, liga leve
não
sim
não
1 ano
Renault Sandero Expression 1.0 16V
77 cv
10,1 kgfm
flex
320 litros
4,02 m
1,75 m
2,59 m
hidráulica
elétricos dianteiros
sim
aro 14, ferro
CD/MP3, Bluetooth, iPod e USB
duplo
sim
3 anos
Toyota Etios X 1.3
90 cv
12,8 kgfm
flex
270 litros
3,77 m
1,69 m
2,46 m
elétrica
manuais
não
aro 14, aço
sim
duplo
sim
3 anos
Volkswagen Gol 1.6


104 cv
15,6 kgfm
flex
285 litros
3,89 m
1,66 m
2,47 m
hidráulica
elétricos dianteiros
não
aro 14, liga
não
não
não
1 ano






2 Responses so far

  1. aline says:

    O Etios muito bonito parabens pela matéria mais fica até difilcil escolher.

  2. Anônimo says:

    O torque do gol esta mt bom, estou querendo comprar um!

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