“Financeiramente não vale a pena. Você acaba mexendo na cara do veículo e criando a suspeita de que ele foi batido”, diz Paulo Roberto Garbossa, da consultoria ADK Automotive. Com ele concorda o gerente da concessionária paulistana Volkswagen Amazon, Marcos Leite. “Mudar o visual nunca é positivo quando se pensa com o bolso, mesmo com o uso de peças originais na transformação.” Ele afirma que, na revenda, o comerciante pagará o valor de tabela referente ao ano de fabricação que estiver no documento do carro. “Se o sujeito tem um Palio 2008 e trouxer um com o visual do 2010, eu pago o valor do 2008”. Para minimizar o prejuízo, Garbossa dá uma dica: “Mexa, mas guarde as peças antigas. Quando for revender, faça a cirúrgia inversa. Deixe seu ‘novo’ com cara de velhinho.” Lançada em 2005, a terceira geração do Vectra sofre com a concorrência de Honda Civic e Toyota Corolla. A resposta veio com o desenho renovado e com o acréscimo de 12 cv no motor 2.0 Flex. Das três novidades, o Vectra é a que exige mudanças mais drásticas. Como o capô muda, atenção redobrada no encaixe das peças.
Mão-de-obra: R$ 1.300 (inclui troca de peças, pintura e instalação)
Valor do facelift caseiro: R$ 4.093
Tempo do serviço: 7 dias úteis
Em time que está ganhando não se mexe, certo? Errado, pelo menos para a Honda, que promoveu a primeira mexida no Civic, lançado em 2006. Para deixar o seu “New Civic” ainda mais novo, você precisará alterar o para-choque e ainda pode optar por instalar os faróis de neblina das versões EXS e Si, já que a nova peça traz furos para a instalação do equipamento.
Mão-de-obra R$ 490: (inclui troca de peças, pintura e instalação)
Valor do facelift caseiro: R$ 3.053
Tempo do serviço: 3 dias úteis
Mão-de-obra R$ 490: (inclui troca de peças, pintura e instalação)
Valor do facelift caseiro: R$ 3.053
Tempo do serviço: 3 dias úteis