30 de mar. de 2009

Como reestilizar seu próprio carro

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Que tal deixar seu usado com cara de 0 km? Não, não estamos falando em retífica no motor e troca de pneus. O assunto aqui é mudança visual. Ou seja, deixar seu velho amigo igualzinho ao carro que brilha na vitrine da loja. É possível? Em muitos casos, sim. Aqui vão dois exemplos: Chevrolet Vectra e Honda Civic. Neste início de ano o trio passou por leves mudanças no desenho dianteiro, uma espécie de tratamento de rejuvenescimento que você pode fazer em casa ou com seu funileiro de confiança. Veja o que muda e quanto custa fazer o facelift caseiro nas páginas a seguir. Antes de sair correndo em direção à primeira loja de peças, pense bem se realmente vale a pena deixar seu carro novo, de novo. Caso você queira causar inveja aos seus vizinhos, vá em frente. Poucos irão desconfiar que seu carro com corpinho de vinte é um quarentão. Mas se você pensa em não perder dinheiro na revenda, a ideia pode não ser assim tão brilhante.

“Financeiramente não vale a pena. Você acaba mexendo na cara do veículo e criando a suspeita de que ele foi batido”, diz Paulo Roberto Garbossa, da consultoria ADK Automotive. Com ele concorda o gerente da concessionária paulistana Volkswagen Amazon, Marcos Leite. “Mudar o visual nunca é positivo quando se pensa com o bolso, mesmo com o uso de peças originais na transformação.” Ele afirma que, na revenda, o comerciante pagará o valor de tabela referente ao ano de fabricação que estiver no documento do carro. “Se o sujeito tem um Palio 2008 e trouxer um com o visual do 2010, eu pago o valor do 2008”. Para minimizar o prejuízo, Garbossa dá uma dica: “Mexa, mas guarde as peças antigas. Quando for revender, faça a cirúrgia inversa. Deixe seu ‘novo’ com cara de velhinho.” Lançada em 2005, a terceira geração do Vectra sofre com a concorrência de Honda Civic e Toyota Corolla. A resposta veio com o desenho renovado e com o acréscimo de 12 cv no motor 2.0 Flex. Das três novidades, o Vectra é a que exige mudanças mais drásticas. Como o capô muda, atenção redobrada no encaixe das peças.

Mão-de-obra: R$ 1.300 (inclui troca de peças, pintura e instalação)
Valor do facelift caseiro: R$ 4.093
Tempo do serviço: 7 dias úteis

Em time que está ganhando não se mexe, certo? Errado, pelo menos para a Honda, que promoveu a primeira mexida no Civic, lançado em 2006. Para deixar o seu “New Civic” ainda mais novo, você precisará alterar o para-choque e ainda pode optar por instalar os faróis de neblina das versões EXS e Si, já que a nova peça traz furos para a instalação do equipamento.

Mão-de-obra R$ 490: (inclui troca de peças, pintura e instalação)
Valor do facelift caseiro: R$ 3.053
Tempo do serviço: 3 dias úteis


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